Egito entra para a história mundial com um desfile esplêndido, carregando suas múmias reais e apresentando sua história e sua Cultura, de uma forma nunca vista antes.
[caption id="attachment_1400" align="aligncenter" width="724"] Foto: Host Broadcaster/ via Reuters.[/caption]O Egito realizou um dos maiores e mais belos desfiles do mundo no sábado (3), para transportar 22 de suas valiosas múmias de faraós, do Centro do Cairo até o recém-inaugurado Museu Nacional da Civilização Egípcia.
No desfile foram disparados 21 tiros de artilharia para celebrar a chegada das múmias de 3 mil A.C. ao novo museu.
O transporte das peças foi realizado com cápsulas com nitrogênio, para garantir a preservação, o transporte foi feito por um comboio, no qual transportou 18 reis e quatro rainhas, a maioria do Império Novo.
[caption id="attachment_1402" align="aligncenter" width="733"] Foto: Host Broadcaster/ via Reuters[/caption]O trajeto foi curto e levou poucos minutos para percorrer os 5 quilômetros de distância dos dois museus.
As ruas foram fechadas ao longo do Rio Nilo pelas autoridades para uma cerimônia voltada para quem admira as ricas coleções egípcias.
Infelizmente por conta da pandemia o turismo no país está estagnado.
“ Escolhemos o Museu da Civilização porque queremos, pela primeira vez, exibir as múmias de uma maneira civilizada, educada, e não para a diversão, como acontecia no Museu Egípcio”, disse o arqueólogo Zahi Hawass.
[caption id="attachment_1404" align="aligncenter" width="710"] Foto: Host Broadcaster/ via Reuters.[/caption]As múmias foram descobertas pelo o arqueólogo em dois lotes no complexo de templos mortuários de Deir el- Bahari, em Luxor, no vizinho Vale dos Reis de 1871.
Há mais de três mil anos os egípcios não cortejavam faraós, as TVs do Egito chamavam a população para esse momento havia meses.
[caption id="attachment_1403" align="aligncenter" width="711"] Foto: Host Broadcaster/ via Reuters.[/caption]O desfile teve repercussão no mundo todo, e o espetáculo foi comparado à uma obra cinematográfica, hollywoodiana. Sem dúvidas foi um dos mais belos espetáculos da atualidade.
Mín. 22° Máx. 32°