A Operação Sentinela, desenvolvida desde o mês de maio de 2020, tem como objetivo retirar de circulação criminosos identificados ou já condenados, principalmente homicidas e traficantes de drogas, utilizando-se da atividade de inteligência da PMES.
Em parceria com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Civil, são desenvolvidas ações que viabilizam o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, bem como a verificação de denúncias que versam sobre realização de atividades criminosas.
No mês de junho deste ano, em decorrência da Operação Sentinela, a Polícia Militar realizou a prisão de 189 pessoas, havendo o cumprimento de 102 ordens judiciais de prisão. E em todo o primeiro semestre de 2023 houve 961 prisões (sendo 520 decorrentes de mandados de prisão) e a apreensão de 221 armas de fogo, além de significativa quantidade de entorpecentes.
Para o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, os exitosos resultados obtidos por meio da Operação Sentinela são consequência do firme comprometimento e dedicação dos policiais militares, em especial dos componentes do Sistema de Inteligência da PMES, e também do esforço conjunto entre as diversas instituições que atuam na área de segurança pública.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br
Mín. 17° Máx. 22°