Na semana de celebração da sexta-feira santa e do domingo de páscoa, os comerciantes foram obrigados a fechar seus estabelecimentos devido ao Covid-19, trazendo assim prejuízos enormes para eles.
Em tempos normais essa data é essencial para a economia das cidades e de pessoas que vivem do comércio, porém pelo segundo ano consecutivo, a celebração ocorre em meio às restrições que afetam não só as cerimônias religiosas, como também as atividade comerciais.
Para a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), as vendas no varejo em geral devem ser 2,2% inferiores às de 2020, movimentando cerca de R$ 1,62 bilhão - o que, se confirmado, seria o pior resultado desde 2008.
Segundo o presidente da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) Ubiracy Fonseca “A perda de poder aquisitivo é real, há muita gente sem emprego, sem poder trabalhar. Tendo isso em vista, as fabricantes de chocolate procuraram oferecer produtos acessíveis à população, quem não puder comprar um ovo de Páscoa, pode adquirir uma barra de chocolate, a estratégia do setor é oferecer o que o mercado quer”.
A dois dias do domingo de Páscoa, Fonseca destacou que a indústria de chocolates previa criar, direta e indiretamente, 11.665 vagas de trabalho temporário e superar as 8,5 toneladas vendidas em 2020. Metas que, segundo ele, vão ser atingidas.
Muitos brasileiros também tem adotado um modo mais econômico que é comprando “Ovos caseiros” feitos por vizinhos ou comerciantes menores, ajudando assim comerciantes que não tem muita renda e economizando no bolso com marcas desconhecidas, uma ideia que tem salvado os comerciantes são as vendas onlines ou por delivery .
Para Diego Schiano, diretor da Havanna no Brasil, as compras por delivery ajudam a dar previsibilidade para a geração de receitas.
Para ele, a última semana será decisiva. "O brasileiro ama chocolate, é um dos países que mais consome no mundo. Mas, depois da crise econômica no biênio 2015-2016, o cliente está mais atento na Páscoa. Ele espera um pouco mais na expectativa por promoções", disse.
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