ALUNOS SÃO PREJUDICADOS COM LOCOMOÇÃO EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES.
Os estudantes do Município de Irará/Ba, convivem diariamente com o risco de acidentes, no transporte escolar da cidade.
Após dois anos sem aulas presenciais, os alunos estão reclamam das péssimas condições dos ônibus que fazem a rota para as escolas e universidades, além da falta de manutenção nos coletivos, as estradas esburacadas também tornam as viagens ainda mais arriscadas e perigosas.
O atual prefeito é Derivaldo Pinto (PT), a população reclama de sua gestão e dos descasos na área da saúde, do saneamento báico e a falta de água na zona rural, da infra estrutura das estradas esburacadas e agora do transporte educacional. Em contato realizado através do WhatsApp do Irará Livre (75) 98144-6463 recebemos denuncias sobre a falta de manutenção nos ônibus que levam os alunos para as Universidades e Cursos Técnicos na cidade de Feira de Santana, estudantes reclamam das más condições em que são realizadas as locomoções: "Não posso aceitar que temos que passar por tamanho descaso da autoridade iraraense",
Em outra mensagem um aluno desabafa: "Infelizmente o departamento responsável de transporte e a secretaria de educação não fazem seu papel de manter os veículos em boa situação. Também não há uma fiscalização por parte do prefeito Derivaldo Pinto".
Vale lembrar que a Câmara e os respectivos vereadores eleitos, devem fazer seu papel e fiscalizar o funcionamento e prestação do serviço de transporte escolar, no entanto, o que tem se observado, que esse papel é negligenciado..
Uma denúncia recebida, revela que o ônibus, qual transporta os estudantes, está com falta de manutenção adequada há meses, poltronas lascadas, sujeira por todos os lados, bases e ferros soltos, colocando em risco a vida dos alunos. Será que falta uma consciência do poder público de Irará para zelar pelos nossos futuros profissionais? O que precisa para que se tenha cuidados e manutenção mais efetiva na frota do transporte escola?
Contudo, para evitar surpresas desagradáveis, oss ônibus escolares, que pertencem à frota do município de Irará/Ba, não passam por manutenção periódica e estão sujeitos a terem problemas a qualquer momento, a exemplo do que aconteceu nesta terça-feira (7).
Clica no link e assista: https://www.youtube.com/shorts/5xcY9NvcqOw
Nestes dois anos os ônibus ficaram na garagem e nesse período não houve nenhuma programação de manutenção.
O Transporte Escolar como Dever do Estado e Garantia de Acesso e Permanência do Educando ao Ambiente Escolar. No artigo 208 da Constituição encontram-se as obrigações do Estado, no que tange ao oferecimento do ensino público. Trata-se de garantias asseguradas aos educandos, cuja finalidade é o efetivo exercício do direito à educação, estando, entre estas, o transporte escolar:
Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
I – ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
II – progressiva universalização do ensino médio gratuito; etc
O WhatsApp do Irará livre (75) 98144-6463
#IraráLivre
Mín. 18° Máx. 23°