O senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmou em pronunciamento na quarta-feira (31) que a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP-30, a ser realizada em Belém, em 2025, não trará nada de concreto para a floresta Amazônica. Para ele, os resultados serão "superficiais, ineficazes e repetitivos", da mesma forma que, a seu ver, foram as conferências do clima em anos anteriores.
— São verdadeiros encontros de ricaços que acham que podem ditar normas e delegar obrigações. Infelizmente, a superficialidade e a hipocrisia não se limitam a questões estéticas e a essas reuniões festivas, mas se estendem ao mais importante, que é o resultado concreto das conferências. Depois de promover essa peça teatral, cada um vai pegar o seu jato de volta ao seu país, ao conforto dos seus lares — disse Plínio Valério.
Para o senador, o resultado das 27 anteriores são as mesmas repetições, apontando os mesmos problemas e as mesmas promessas de que vão criar um fundo para cuidar da Amazônia, de que vão dar dinheiro para o Brasil cuidar da Amazônia. O senador acrescentou que fixam-se metas ambiciosas para mitigar os impactos das mudanças climáticas, que são muitas vezes descumpridas por quem propôs.
— Quando esse pessoal sair daqui, depois de ditar normas, depois de impor obrigações, depois de impingir a mácula de que somos os grandes vilões, eles vão dizer o que fazer, vão sugerir coisas impossíveis, vão nos impingir a responsabilidade de cuidar do patrimônio, mas não vão apresentar soluções — continuou.
Plínio Valério disse ser preciso "conhecer a verdadeira Amazônia", que inclui os moradores da região.
— Mais uma vez fica aqui o protesto de um amazônida que não participa, que se recusa de ser fantoche, menino de recado, plateia para aplaudir essas COPs, que nada de concreto trazem para nós. E essa, como as outras, não vai trazer, é tudo teatro — afirmou.
Mín. 18° Máx. 30°