De aulas de ginástica a gincanas de caça ao tesouro, as atividades recreativas do Verão Maior Paraná são uma atração à parte nos postos montados nas praias de água doce em Porto Rico, São Pedro do Paraná e Marilena, no Noroeste do Estado. Com equipes treinadas para atender veranistas e moradores de todas as idades, as dinâmicas são ofertadas gratuitamente ao longo de toda a temporada.
Neste ano, a maior arena do Noroeste está montada na orla do Porto São José, no município de São Pedro do Paraná. O público ainda conta com estruturas de recreação na Praia de Santa Rosa, em Porto Rico, e em Porto Maringá, em Marilena. As atividades acontecem pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 15h às 19h.
Nestes locais, os veranistas e moradores têm uma programação diversificada que conta com aulas de dança, ginástica, brincadeiras de caça ao tesouro, gincanas, recreações infantis e atividades esportivas, como vôlei e beach tennis.
Matheus de Paulo, de 19 anos, na região desde o início de dezembro, quando chegou com a família, vindo de Alta Floresta, no Mato Grosso, é um dos que está curtindo a estrutura. Desde que as atividades se iniciaram, ele é figurinha carimbada em quase todas as dinâmicas. “A gente vem para a praia e cada dia tem uma atividade diferente. É muito legal, porque todo mundo curte junto”, disse.
Além dos visitantes, a programação recreativa também está atraindo os moradores dos municípios do Noroeste. Davi Emanuel dos Santos, de 11 anos, é morador de São Pedro do Paraná e está aproveitando o calendário de atividades recreativas e esportivas do Verão Maior diariamente.
Apesar da pouca idade, ele participa de quase todas as brincadeiras e competições. “Ainda não ganhei nenhum jogo, mas mesmo assim é divertido. É muito diferente do que a gente tem aqui no resto do ano”, contou o garoto.
A ideia é promover atividades que possam complementar os passeios pelas prainhas de água doce e pelo Rio Paraná. “É uma atração a mais para quem está na praia com toda a família tomando um banho de rio. As nossas equipes vieram de várias cidades do Estado para atender o turista e o morador da região com atividades que fazem bem à saúde e ao bem-estar”, afirmou o chefe do escritório regional da Secretaria Estadual do Esporte em Paranavaí e Região, Elson Greb.