Geral Infraestrutura...
Inteligência Artificial impulsiona transparência na construção da Ponte de Guaratuba
Desenvolvida em parceria pelo DER/PR e a Celepar, ferramenta de IA está disponível para uso da população a partir desta sexta-feira (10) no portal...
10/01/2025 12h43
Por: J6 Live Fonte: Secom Paraná

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) desenvolveu uma Inteligência Artificial (IA) generativa dedicada à comunicação com os cidadãos sobre a construção da Ponte de Guaratuba, no formato de um chatbot. A iniciativa foi do DER/PR visa garantir que qualquer pessoa tenha acesso às informações essenciais sobre a obra.

A ferramenta foi desenvolvida pela Assessoria de Governança, Inovação e Processos (AGIP) do DER/PR, a pedido do diretor-presidente do órgão, Fernando Furiatti, em parceria com a Celepar, contando também com o apoio do secretário de Infraestrutura e Logística do Governo do Estado, Sandro Alex.

O chatbot está disponível a partir desta sexta-feira (10), no portal da obra: https://www.pontedeguaratuba.pr.gov.br/ .

“A solução foi desenhada para produzir respostas fundamentadas em aprendizado de padrões complexos e ser um canal direto entre governo e cidadãos”, explica Marco Aurélio Cordeiro, analista de sistemas do DER/PR, que participou do desenvolvimento da ferramenta.

Em outras palavras, a tecnologia é capaz de entender perguntas e produzir respostas relacionadas à construção da ponte, utilizando informações de dois grandes bancos de dados principais.

O primeiro, fornece informações financeiras e operacionais sobre a obra. O segundo é um banco de dados criado especificamente para educar a IA sobre aspectos técnicos e sociais da ponte, como estrutura, prazos, impactos econômicos e ambientais.

“Estamos garantindo mais transparência, acesso à informação e inclusão, por meio desta Inteligência Artificial. O desenvolvimento de uma solução como esta mostra como a inovação pode aprimorar a relação entre o governo e os cidadãos", afirma Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar. "Nossa missão é continuar trabalhando para que a tecnologia seja um instrumento de transformação social, aproximando o governo das pessoas e promovendo mais eficiência e clareza nas ações públicas”.