Geral Sergipe
Artesanato Sergipano é homenageado no 50º Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras
Gestora da Secretaria de Estado do Trabalho recebeu Medalha do Mérito da Cultura Popular
09/01/2025 17h15
Por: J6 Live Fonte: Secom Sergipe

O Artesanato Sergipano recebeu uma homenagem no 50º Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras, que teve abertura oficial na noite dessa quarta-feira, 8. Na ocasião, a gestora da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), responsável pela diretoria de artesanato da pasta, Daiane Santana, recebeu a Medalha do Mérito da Cultura Popular pelas ações desenvolvidas em prol da valorização do talento artesanal sergipano.

O tradicional evento cultural, que atrai visitantes e pesquisadores acadêmicos de todo o país, aconteceu no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus Laranjeiras. A participação do Artesanato Sergipano no simpósio destaca a importância do reconhecimento do valor das tradições regionais e do apoio ao setor pelo Governo de Sergipe, por meio da Seteem, essencial para o fortalecimento da economia e a preservação da identidade local.

“Um simpósio belíssimo, tivemos vários artesãos sendo homenageados e eu quero aqui agradecer, em nome de toda a gestão da Secretaria de Trabalho e do Governo do Sergipe, todo o apoio que é levado para os artesãos sergipanos. A base de tudo isso é o planejamento e execução deles, eu sempre trago isso, é planejar e executar. E essa noite veio para concretizar para todo o povo sergipano, para todos os mestres aqui presentes e visitantes de outros estados, a potência e o real significado que é dado ao artesão e a artesã sergipana”, destacou a diretora Daiane Santana.

O tema ‘Isso Tudo é Louvor, Isso Tudo é Louvar’, inspirado no cântico do Grupo Folclórico Taieiras, deu o tom do Simpósio, que celebra 50 anos de história homenageando personalidades que marcaram a trajetória. A realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com coordenação geral do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e parcerias da UFS e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE), além do apoio da Prefeitura de Laranjeiras.

O vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral, que representou o governador Fábio Mitidieri, falou da homenagem ao artesanato, que para ele, vive um momento muito especial. “Essa homenagem é justa e merecida por aqueles que cuidam bem dos nossos artesãos, mas principalmente que viabilizam que eles tenham acesso ao mercado, a possibilidade de vender os seus produtos, de comercializar de forma justa aquilo que eles estão produzindo com arte e com qualidade. Estão de parabéns todos que estão envolvidos nesse trabalho especialíssimo”, pontuou o vice-governador.

Além da homenagem, os artesãos também marcam presença no Encontro Cultural de Laranjeiras, com espaço para expor e comercializar seus produtos. A artesã da cidade sede do evento, Gilda Aruba, disse estar satisfeita com sua participação de todos os demais. “Que bom que o governo também está investindo no artesanato. E é um bom começo, para a gente desenvolver um artesanato melhor. É a minha primeira vez e me sinto muito feliz, gratidão por estar participando em busca de mais conhecimento do artesanato e com a expectativa de que a gente possa mostrar, vender nosso trabalho e expandir”, comentou.

O Mestre artesão Gilson dos Santos, uma referência nas esculturas em cerâmicas, completa sua vigésima participação dentre todas as edições do Encontro cultural de sua cidade. “É uma grande satisfação estar em um evento como esse, que tem o apoio do Governo do estado. Na realidade, quando eu vou para a argila fazer o que eu faço hoje, em relação aos monumentos históricos de Laranjeiras, é uma satisfação muito grande que eu tenho em minha vida”, resumiu o artesão.

A programação do Simpósio continua nos dias 9, 10 e 11 de janeiro, com início às 8h, no auditório da UFS – Campus Laranjeiras. Estão previstos debates, apresentações de pesquisas acadêmicas e diálogos com mestres e mestras da cultura popular. Além disso, a cidade também realiza uma variada programação musical.

Foto: João Vitor Lobo
Foto: João Vitor Lobo
Foto: João Vitor Lobo
Foto: João Vitor Lobo